terça-feira, 28 de junho de 2011

Cristão e o Meio Ambiente

Os cristãos costumam ser relapsos quanto ao cuidado com a Natureza. É triste ver que aqueles que conhecem o Criador de todas as coisas, não se importam com aquilo que Ele criou, antes, são negligentes, poluidores, fazem pouco caso, e até mesmo ridicularizam os que tentam proteger a criação.

Nós deveríamos ser os primeiros a lutar pela Natureza, mas muitas vezes apenas criticamos ações que prezam pelo meio ambiente.

Não fazemos idéia do que seja o Protocolo de Kyoto e o quão importante seria cumprir seus termos. Também não questionamos e lutamos para que países como os Estados Unidos, assinem o mesmo. Nós mesmos nos tornamos poluidores, jogamos nossos lixos em qualquer esquina, não nos preocupamos com a reciclagem, ou em utilizar material reciclado. Enquanto empresas ao redor do mundo tem mudado algumas atitudes para promover uma melhoria no planeta, nós não estamos nem aí.

Continuamos imprimindo nossas quantidades absurdas de folhetos, em papel não reciclado, levando com isso a morte de milhões de árvores. Com relação aos animais, então, as coisas pioram. Muitos os odeiam, e outros não estão nem aí se eles simplesmente desaparecem. Matamos cobras por achar que são demônios e não seres criados por Deus, aprisionamos pássaros por achá-los bonitinhos e não seres que merecem liberdade.

Às vezes, nos preocupamos com o Social e fazemos muitos trabalhos nessa área, o que realmente é importante. Mas mudar o Social sem mudar o Ambiental, não adianta muita coisa. Levar alimentos a uma comunidade carente, por exemplo, ajuda muito. Mas e se aquela for uma comunidade na qual não exista um sistema de esgoto? Ou seja, a ajuda social traz um conforto momentâneo, mas não impede a população de continuar doente.

O que temos que entender é que o Ambiental é tão importante quanto o Social, que são complementares e um não pode dar certo se não houver mudança no outro. Não estou dizendo para as pessoas saírem por aí quebrando as empresas por poluírem; só lhes peço que respeitem e lutem para que a criação de Deus não morra por nossa negligência.

Lembrem-se de que Deus nos colocou por dominadores, e isso não significa que podemos destruir tudo e matar o que Ele fez. Afinal, Deus domina sobre todos nós e não nos destruiu, e nem mesmo pisa em nós e nos faz sofrer, mas demonstrou por nós um amor maior do que somos merecedores.

É esse tipo de dominação que somos chamados a ter com a Natureza, de amá-la e cuidar dela até que Ele venha. Eu creio que iremos prestar contas do que fizemos a esse planeta. Se somos seguidores de Cristo, fazemos o que Ele faria, e eu não acredito que Jesus destruiria aquilo que o Pai fez. Por isso, peço-vos que ajud em a preservar aquilo que Ele fez.

Participe: Desafio, plante em um click: http://www.submarinoviagens.com.br/planteem1click/

Deus Abençoe

Um comentário:

Jacson Alexandre Lipinski disse...

Belo post Samuel.

Temos sempre a mania de culpar os outros e esquecemos que o problema sou "eu". Sim, esse "eu" refere-se a cada pessoa individual, que pensa muitas vezes em "nós", e esse pensamento coletivo faz com que pensamos em outros. Deus nos deixou como guardas-reais de sua criação, e temos medo de cuidá-lo. Jesus escolheu os discípulos para não somente espalhar o evangelho, mas serem exemplos em todas as atitudes boas.
A "moda" agora é falar em mundo sustentável, então, devemos ser os primeiros a se propor para cuidarmos daquilo que é nosso e deixar encaminhado para nossos filhos.

Ateh mais

Postar um comentário